domingo, 24 de novembro de 2013

Considerações sobre a participação da mulher na sociedade

A mulher brasileira tem lutado ao longo de toda nossa história, para conseguir seu espaço, mesmo vivendo numa sociedade paternalista, preconceituosa e discriminatória.
A mulher, na minha opinião, é um ser único, é como alguém afirmou “ a flor mais sublime que a natureza deixou na Terra pelo seu perfume, pelo seu falar carinhoso e pela sua maneira de conseguir tudo o que anseia”. Como dizem os poetas, a mulher assemelha-se a uma rosa que exala perfume nos momentos mais tensos. 

Foi ela quem inspirou os grandes pintores, os grandes escritores de textos literários, foi ela quem inspirou os músicos a criarem as mais belas canções. 

A mulher é então um ser a que posso chamar de romântico, frágil e único. Contudo, para além da faceta, de mãe, feminina, mulher, etc., a mulher pode também ser trabalhadora, participativa e capaz de contribuir de algum modo para a evolução dos tempos e da nossa sociedade.  
A mulher de hoje tem uma maior autonomia, liberdade e expressão
Atualmente, a mulher luta por mais espaço na sociedade e por igualdade de direitos. A mulher brasileira almeja ter um alto grau de escolaridade, busca ter um bom emprego e o reconhecimento de seu fundamental papel social. Além do mais, hoje a mulher luta a favor da sua liberdade sexual e contra o machismo, o qual ainda não se extinguiu. Um forte exemplo da conquista feminina na sociedade brasileira é o comando do país nas mãos da presidente Dilma Roussef.
Embora haja tantas conquistas pela mulher brasileira, ainda restam preconceitos e comportamentos machistas como: o fato de a mulher ter um salário inferior ao do homem em determinados cargos e as críticas destrutivas e sem fundamento em relação a liberdade e ao comportamento femininos.
No entanto, o sexo feminino está gradativamente superando padrões impostos por uma sociedade machista e patriarcal. Desse modo, a busca pela igualdade entre os sexos não terminou e, em breve, a situação mudará e os papeis sociais masculinos e femininos serão homogêneos e isentos de preconceitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário