segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Antropologia filosófica, Epistemologia e Axiologia


MAPA CONCEITUAL DE ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA, EPISTEMOLOGIA E AXIOLOGIA


                   


A realidade educacional pedagógica, a todo instante passa por constante mudança, por quatro constantes fatores determinantes: a época, o lugar, contexto sócio econômico político e cultura do lugar. 
São influenciados pelos objetivos e métodos de ações pedagógicas no contexto escolar. 
Muitas mudanças podemos verificar e estudar através de fatos históricos buscando as raízes da Antropologia, Epistemologia e Axiologia da educação, suas origens e fatores determinantes. Assim como novas vertentes de pensamentos e valores morais e éticos, a cada momento surgi com temáticas polêmicas diferentes de assuntos, que confrontam e chocam nossos valores, pressupostos e formas de ver e enxergar o mundo. 
Essas temáticas promove um pensamento crítico e reflexivo, exercitando nosso ato de pensamento filosófico.
É nesse ponto que entra o papel do professor transformador e mais o profissional tecnicista, que só segue a cartilha e não dá vazão a criatividade, promovendo temáticas construtivistas de reflexão com seus alunos.
Através das ciências auxiliares como a Filosofia, Antropologia, Epistemologia, Axiologia e Psicologia o professor transformador consegue planejar sua práxis pedagógica visando garantir a eficácia dessa ação possibilitando uma educação reflexiva sobre os temas abordados e discutidos.

ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA

A Antropologia filosófica é o “ser humano por ele mesmo”, sobre como os humano se define e se vê. As três definições mais importantes a ser destacadas dentro da Antropologia são: Essencialista (ou Metafísica), Naturalista (ou Científica) e Histórico-Social (nas vertentes existencialista).
A teoria Essencialista busca a igualdade na diversidade dos homens, mesmo que cada ser humano seja diferente, na educação existe um padrão a ser seguido.
A teoria Naturalista procura definir o conceito de humanidade e o conceito do é o ser humano.
A teoria Histórico-Social estuda cada ser humano de um determinado e de diferentes maneiras, a partir dos contextos ao seu redor e do meio em que habita.

EPISTEMOLOGIA

Epistemologia é a teoria do conhecimento que estuda como o conhecimento é aprendido, se é aprendido e como se fazer para transmitir esses conhecimentos. Na teoria do conhecimento existem algumas concepções. Dentro da teoria do conhecimento busca-se a resposta para a dúvida: De onde vêm nossas idéias?
O Inatismo acredita que nossas idéias já estão formadas desde os princípios de nossa existência, temos idéias já definidas que não se alteram. Empirismo acredita que as idéias vêm a partir de experiências de vida, vividas em todos os momentos  do seu dia-a-dia.

AXIOLOGIA

A Axiologia estuda os valores do ser humano na educação, valores nos sentidos estéticos, moral, ético, político, social e buscando nas bases da educação esses valores, para melhor entender e repassar e a educação.

Algumas definições:. Ou seja, o professor coloca seus saberes em 

ação para transformar o ambiente e aqueles que estão nele 

inseridos. Práxis é um termo criado por Aristóteles, Marx também 

se refere ao termo em seus escritos.


- Práxis Pedagógicos: Práxis significa atividade e ação. Assim, práxis pedagógica significa as ações e práticas de ensino.


Bibliografia:

ARANHA, Maria Lúcia de A. Unidade III Pressupostos Filosóficos da Educação. Antropologia Filosófica. Epistemologia. Axiologia. Filosofia da Educação. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006. cap. 9, 10, 11, p. 149-185.

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