segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Antropologia filosófica, Epistemologia e Axiologia


MAPA CONCEITUAL DE ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA, EPISTEMOLOGIA E AXIOLOGIA


                   


A realidade educacional pedagógica, a todo instante passa por constante mudança, por quatro constantes fatores determinantes: a época, o lugar, contexto sócio econômico político e cultura do lugar. 
São influenciados pelos objetivos e métodos de ações pedagógicas no contexto escolar. 
Muitas mudanças podemos verificar e estudar através de fatos históricos buscando as raízes da Antropologia, Epistemologia e Axiologia da educação, suas origens e fatores determinantes. Assim como novas vertentes de pensamentos e valores morais e éticos, a cada momento surgi com temáticas polêmicas diferentes de assuntos, que confrontam e chocam nossos valores, pressupostos e formas de ver e enxergar o mundo. 
Essas temáticas promove um pensamento crítico e reflexivo, exercitando nosso ato de pensamento filosófico.
É nesse ponto que entra o papel do professor transformador e mais o profissional tecnicista, que só segue a cartilha e não dá vazão a criatividade, promovendo temáticas construtivistas de reflexão com seus alunos.
Através das ciências auxiliares como a Filosofia, Antropologia, Epistemologia, Axiologia e Psicologia o professor transformador consegue planejar sua práxis pedagógica visando garantir a eficácia dessa ação possibilitando uma educação reflexiva sobre os temas abordados e discutidos.

ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA

A Antropologia filosófica é o “ser humano por ele mesmo”, sobre como os humano se define e se vê. As três definições mais importantes a ser destacadas dentro da Antropologia são: Essencialista (ou Metafísica), Naturalista (ou Científica) e Histórico-Social (nas vertentes existencialista).
A teoria Essencialista busca a igualdade na diversidade dos homens, mesmo que cada ser humano seja diferente, na educação existe um padrão a ser seguido.
A teoria Naturalista procura definir o conceito de humanidade e o conceito do é o ser humano.
A teoria Histórico-Social estuda cada ser humano de um determinado e de diferentes maneiras, a partir dos contextos ao seu redor e do meio em que habita.

EPISTEMOLOGIA

Epistemologia é a teoria do conhecimento que estuda como o conhecimento é aprendido, se é aprendido e como se fazer para transmitir esses conhecimentos. Na teoria do conhecimento existem algumas concepções. Dentro da teoria do conhecimento busca-se a resposta para a dúvida: De onde vêm nossas idéias?
O Inatismo acredita que nossas idéias já estão formadas desde os princípios de nossa existência, temos idéias já definidas que não se alteram. Empirismo acredita que as idéias vêm a partir de experiências de vida, vividas em todos os momentos  do seu dia-a-dia.

AXIOLOGIA

A Axiologia estuda os valores do ser humano na educação, valores nos sentidos estéticos, moral, ético, político, social e buscando nas bases da educação esses valores, para melhor entender e repassar e a educação.

Algumas definições:. Ou seja, o professor coloca seus saberes em 

ação para transformar o ambiente e aqueles que estão nele 

inseridos. Práxis é um termo criado por Aristóteles, Marx também 

se refere ao termo em seus escritos.


- Práxis Pedagógicos: Práxis significa atividade e ação. Assim, práxis pedagógica significa as ações e práticas de ensino.


Bibliografia:

ARANHA, Maria Lúcia de A. Unidade III Pressupostos Filosóficos da Educação. Antropologia Filosófica. Epistemologia. Axiologia. Filosofia da Educação. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006. cap. 9, 10, 11, p. 149-185.

Um novo jeito de olhar o mundo

Escrever, escrever e escrever... Deixar as palavras formarem frases, parágrafos e textos... Contar noticias, tragédias, cartas de amor ou de saudades, de alegria, mensagens de reflexão. Buscar em coisas escritas aquilo que não se encontra ao escutar. Achar no meio de um livro antigo uma rosa seca e , ao ver, recordar o passado.
Desligar-se do mundo ao ler um livro, entrar na história e ser o narrador observador. E por alguns instantes esquecer-se de tudo.
Eu escrevo por hábito, por gosto, porque quando escrevo, esqueço-me do mundo ao meu redor, as palavras chegam em minha mente e eu simplesmente as escrevo. Podem não ter significado pra você, mas para mim, sempre tem.
Nossas vidas são como livros, a cada dia uma nova página é escrita.

"A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo." (Merleau - Ponty)

Esta frase seria uma das melhores, que definem á Filosofia, se não a melhor.
Filosofar basicamente seria ver de outra forma. Mas como? Indagando, interrogando,questionando e refletindo sobre tudo. Sócrates é considerado o pai do filosofia, pois apesar de alguns documentos históricos afirmarem que ele não possuía beleza alguma, Sócrates tinha o domínio da palavra, desenvolveu o diálogo em que prendia a atenção das pessoas. Questionava a religião e o poder, além de romper barreiras. Uma de suas frases mais conhecidas é: "Só sei que nada sei". E ela se torna a cada dia mais real á medida que descobrimos que não somos capazes de desvendar alguns mistérios da natureza.
Platão foi um discípulo de Sócrates, que transcreveu o que o mestre lhe dizia, mas quem garante que esses pensamentos foram escritos de forma fiel e sem que a sua opinião tenha interferido! Mas o que nos importa atualmente não é questionar essa origem e sim conhecer um pouco mais dessa linha de pensamento que nos faz refletir sobre a vida.
A filosofia faz com que a pessoa possa refletir, questionar, podendo ter conhecimento de si mesmo. Olhar com "outros olhos" todas as coisas que acontecem ao seu redor, refletindo melhor sobre seus atos e suas ações.
A cada vez que voltamos a refletir primeiramente os nossos atos, também podemos reaprender a ver o mundo e as pessoas de outro modo. Podemos analisar isso principalmente na área da educação, pois os professores conhecem seus alunos ali dentro da sala de aula, mas não sabem o que acontece ou o que aconteceu para que aquela criança apresentasse aquele tipo de comportamento, Inclusive as crianças que tem dificuldades para aprender, o professor deve questionar a si mesmo, sobre a sua didática, seu modo de ensinar, se realmente a criança está conseguindo desenvolver algum conhecimento, ou seja, o professor, ou melhor, as pessoas sempre devem refletir sobre seus atos, pois assim talvez consigam entender um pouquinho mais um ao outro e tudo que acontece ao seu redor.
O professor não deve somente ensinar aos seus alunos o português, a matemática, mas também mostrar á eles os valores éticos, morais, mostrar as coisas certas que devem ser feitas e também as coisas erradas que não devem ser feitas, explicar que através desses atos errados eles podem se prejudicar no futuro. O professor deve educar seus alunos para serem bons cidadãos, que possam enxergar as coisas boas deste mundo, que consigam compreendê-las, questioná-las, ter as suas próprias opiniões em tudo o que fizerem.

Algumas definições:
Pensamento: é aquilo que você diz sem ter um conhecimento aprofundado sobre o tema. - "Mecânico"
Reflexão: é aquilo em que você revê constantemente atos e ações, induzindo a ter um conhecimento aprofundado. - "Conceitos"

Este texto, foi uma breve introdução á filosofia, espero postar coisas á medida que vou aprendendo nas aulas.

"O professor só pode ensinar, quando está disposto a aprender". Janoí Mamedes

Bibliografias:

www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/filosofia/0028.html
www.brasilescola.com/filosofia/o-dia-mundial-filosofia.htm
www.filosofia.com.br/